PARQUES NACIONAIS DA REGIÃO SUL

É claro que as belezas naturais da Região Sul não passariam despercebidas! Os seis parques nacionais existentes nessa região mostram, cada um a sua maneira, variedades de relevo, solo, flora e fauna. São eles o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Nacional de São Joaquim, o Parque Nacional do Superagüi, o Parque Nacional de Aparados da Serra, o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Parque Nacional do Iguaçu

Image

É localizado no estado do Paraná. Criado em 10 de janeiro de 1939, apresenta clima temperado quente e úmido durante todo o ano. A melhor época para visitação é no inverno, entre os meses de maio e agosto. O parque abriga parte importante do rio Iguaçu, assim como as famosas cataratas do Iguaçu. Vocês sabiam que a palavra “Iguaçu”, que deu origem ao nome do parque e das cataratas, significa “água grande” em guarani?

Image

Parque Nacional de São Joaquim

Criado em 6 de julho de 1961 o parque encontra-se no estado de Santa Catarina. O clima da região é temperado e úmido, de temperaturas entre médias e frias, chegando até à ocorrência de neve no inverno

O relevo do parque apresenta-se em dois tipos distintos: uma área montanhosa, encravada na serra Geral, e outra, suavemente ondulada, na região denominada planalto das Araucárias.
A vegetação predominante é a savana gramínea, ou campos, que se desenvolvem em altitudes superiores a 800 metros. Aves de várias espécies buscam alimentar-se dos pinhões no alto dos pinheiros, nos meses de maio e junho.

Image

Parque Nacional do Superagüi

Image

Foi o terceiro parque marinho criado no país, em 25 de abril de 1989. Está situado no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná. É formado por duas ilhas – a de Superagüi e a das Peças. O relevo das ilhas constitui-se basicamente de restingas. O clima da região é temperado e úmido, com chuvas durante todo o ano.

A vegetação do parque se divide em dois tipos: áreas de formações pioneiras e região de mata atlântica densa. Nas primeiras, encontram-se espécies típicas de manguezais e grande variedade de orquídeas. As espécies mais representativas da região de floresta atlântica densa são as figueiras e o guanandi. São encontradas diversas espécies de aves marinhas.

Image

Parque Nacional de Aparados da Serra

Image

Criado em 17 de dezembro de 1959, o parque está situado entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É também conhecido como Itaimbezinho, do tupi-guarani ita (pedra), aimbe (afiada).
O parque é composto por canyons como o do Itaimbezinho, que apresenta uma fenda de 5,8 km de extensão e paredões de até 600 metros de altura, com inúmeras quedas d´água. Aí também se encontra a Fortaleza dos Aparados, com penhascos que lembram torres e muralhas de um castelo fortificado. Na parte catarinense do parque encontram-se montanhas e vales profundos, e do lado rio-grandense predominam vales rasos.
O clima na área do parque é temperado, super úmido, com temperaturas amenas e as quatro estações quase definidas. A vegetação predominante na área inclui a floresta de araucária, campos e floresta pluvial atlântica.

Parque Nacional da Serra Geral

Criado em 20 de maio de 1992, constitui-se uma extensão do Parque Nacional de Aparados da Serra, reproduzindo o mesmo tipo de relevo acidentado, com a formação de paredões e canyons de até 500 metros de altura. O clima e vegetação também são semelhantes.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Image

Criado em 6 de novembro de 1986, está situado no estado do Rio Grande do Sul. O clima na região do parque é temperado e úmido durante todo o ano, com temperaturas variadas ao longo do ano.
O relevo do parque é plano, com extensas e numerosas restingas que barram as lagoas costeiras. A vegetação do parque tem forte influência marinha. A área é utilizada como ponto de apoio de aves migratórias como o flamingo, que aparece na região a partir do mês de março, fugindo do frio.

Image

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s