Usinas hidrelétricas da região Centro-Oeste

A região Centro Oeste conta com três hidrelétricas em seu território, o Complexo de Urubupungá, São Simão e Cachoeira Dourada.

 O Complexo de Urubupungá reúne três usinas hidrelétricas:

* A Jupiá, ou chamada de Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias, está sobre o Rio Paraná, na interseção com o Rio Sucuriú, entre as cidades Três Lagoas (MS) e Castilho (SP). Essa é a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil.

 * A usina de Ilha Solteira, é a maior Usina Hidrelétrica da CESP (Companhia Energética de São Paulo). Ela se encontra no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS). Em conjunto com a Usina Hidrelétrica de Jupiá, compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo.

  * A Barragem Três Irmãos, está dentro do Complexo de Urubunpungá, mas está localizada totalmente em São Paulo, diferentemente das outras que se dividem entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 A Hidrelétrica de São Simão, pertence ao grupo CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), está localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás. Em 2008 bateu o recorde de produção de energia, uma quantidade tão alta que pode abastecer Belo Horizonte por 3 meses.

 A Usina Hidrelétrica Cachoeira Dourada, está no trecho final do Rio Paranaíba, na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás.

About these ads

6 pensamentos em “Usinas hidrelétricas da região Centro-Oeste

  1. muito interessante este site, pois ele retrata de forma coerente fatos da nossa região como as usinas que são grandes fornecedoras de energias, mas que por outro lado podem trazer inumeros impactos ambientais.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s