Usinas Hidrelétricas do Norte

Existem 8 usinas hidrelétricas espalhadas pela Região Norte, com exceção das usinas que estão sendo construídas atualmente. As usinas são as seguintes:

*Usina Hidreletrica de Tucuruí

*Usina Hidreletrica de Kararaó

*Usina Hidreletrica do rio Araguari

*Usina Hidreletrica de Santarém

*Usina Hidreletrica de Balbina

*Usina Hidreletrica do Rio Xingu

*Usina Hidreletrica do rio Curuá-Una

*Usina Hidreletrica do rio Araguari

Apesar das usinas hidrelétricas possuir pontos positivos, como crescimento das indústrias, geração de emprego e energia limpa, causa desapropriamento de cidades perto das usinas, acaba com a fauna e flora e o processo de contrução de uma usinca é caro e demora de 8 até 10 anos.

A maior usina hidrelétrica da Região Norte e do Brasil é a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, em Belém e tem uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW e é 100% brasileira, pois apenas perde para a Usina de Itaipu, que é mais potente, porém é dividida entre o Brasil e Paraguai. A usina atende a demanda residencial e industrial de todo o Brasil, principalmente nos estados de Pará, Maranhão e Tocantins.

Como já dito, existem hidrelétricas sendo construídas atualmente, a EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas) estimou que serão instalados 35.245 MW nos próximos oito anos. Estudos afirmam que , entre 2010 e 2013, estão sendo aplicados R$ 92 bilhões no setor de energia, com destaque para as obras das três usinas hidrelétricas a serem instaladas na região Norte. No rio Xingu, no Pará, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica em operação no mundo.

A Dilma, nossa atual presidente, é a favor das contruções de novas usinas hidrelétricas. Segundo uma matéria da UOL: “Dilma disse que o Brasil vai trabalhar, sim, pelo desenvolvimento sustentável, para tirar as pessoas da pobreza, para encontrar formas de conciliar o progresso com o respeito ao meio ambiente.” Isso mostra que são poucas as chances das usinas em contruções pararem devido aos protestos.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s