Mangue Também É Cultura!

Os mangues se estendem por todo o litoral. Podem ser vistos como local de moradia e reprodução dos carangueijos. É um ecossistema muito rico e importante para a preservação de rios e lagoas.

A vegetação de mangue se desenvolve sob a ação das marés e água salgada, em solos de pequena declividade. Sua vegetação não varia muito entre as regiões que existe, apenas a altura das árvores que varia. No Maranhão e no litoral norte, as éspecies alcançam uma altura bem maior, formando verdadeiras florestas. Suas principais espécies são: o mangue vermelho, o mangue siriuba e o mangue branco.
O mangue influenciou um movimento liderado por Francisco de Assis, Chico Science, com sua banda Nação Zumbi que nos anos 90 estiveram diretamente ligados ao movimento manguebeat. A ideia era misturar ritmos presentes no dia a dia brasileiro, como o maracatu, o rock, o funk, a música eletrônica. O Manguebeat tentava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas.

Esse documentário explica um pouco mais sobre o movimento:

O movimento também pode ser entendido nesse vídeo de um show da banda Chico Science e Nação Zumbi, onde eles tocam a música Rios, Pontes e Overdrives que possui muitas características do movimento, além da dança dos artistas no palco:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s