SOS Mata Atlântica

A Mata Atlântica, também conhecida como Floresta tropical úmida de encosta, é caracterizada por possuir grande umidade. As árvores podem chegar a medir de 15 a 20 metros nas áreas mais densas dessa mata. A Mata Atlântica faz parte da Zona da Mata Costeira, e tem como principais espécies: pindoba, embaúba, pau d’alho, azeitona-da-mata, visgueiro, sapucaia, ingá, pau d’arco, entre outros.

Originalmente ia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, porém por causa dos desmatamentos, apenas 5% de toda sua vegetação original resta. Infelizmente, a Mata Atlântica do Nordeste representa um dos setores mais degradados do bioma, possuindo dezenas de espécies ameaçadas de extinção. A Mata nessa região cobria uma área original de 255.245 km², hoje ocupa uma área aproximada de 19.427 km², cobrindo uma área total de 2,21% de seu território.

Porém, há algum esforço para a preservação do que ainda resta desse bioma na região, como mostra essa reportagem:

Há também um projeto chamado SOS Mata Atlântica, que luta pela preservação do bioma, não só na região Nordeste, como no Brasil inteiro. As ideias do projeto podem ser encontradas no site do projeto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s