Agricultura na região Centro-Oeste

Atualmente, a região Centro-Oeste tem sua economia baseada no setor da agricultura, mas isso só foi ocorrer nos últimos 30 anos. Após diversas pesquisas realizadas pelo governo local, os agricultores, após muitos anos de desconhecimento econômico da região, foram capazes de desenvolver técnicas para a colheita no solo do cerrado. Entre os vegetais, se destacam a produção de algodão, girassol, cevada e trigo.

A ascensão da agricultura na região permanece. Atualmente, a região é responsável por 46% da produção de soja, milho, arroz e feijão do país.

Há também a agricultura de subsistência, focada no mercado local. Nela, se acrescentam o cultivo de mandioca e abóbora, que não possuem tanta demanda no mercado internacional e não rendem capital de exportação tão alto.

Apenas em 1952, Getúlio Vargas deu impulso à mecanização da agricultura, e os agricultores passaram a importar tratores e máquinas agrícolas. Porém, o custo de manutenção era muito caro com peças importadas, questão que só veio a ser resolvida por volta de 1960 com a produção nacional de tratores agrícolas.

Atualmente, os tratores são amplamente integrados na produção agrícola nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s