E como é a produção do setor primário no Sul?

              A economia na região sul é bastante diversificada. A região é a segunda mais rica do Brasil, é uma grande exportadora nacional principalmente de produtos agrícolas e agroindustriais. É importante lembrar que esta também possui um grande potencial industrial e de agricultura com tecnologia.
Setor primário

  • A atividade que mais emprega e mais rende é a agricultura, que pode ser dividida em duas partes:
  • A policultura, de base familiar, em grande parte introduzida por imigrantes europeus. Cultiva-se por exemplo feijão, mandioca, batata e milho.
  • A monocultura comercial – Grandes propriedades, comum nos campos do Rio Grande do Sul, onde cultiva-se, por exemplo, soja e trigo. No Paraná as monoculturas comerciais cultivam principalmente algodão, cana de açúcar, soja, laranja, entre outros.

O espaço sulista tem grande parte ocupado pela pecuária. Os campos característicos da região sul são excelentes para a pastagem natural, utilizados para a criação de gado bovino. As pampas, no Rio Grande do Sul, possuem uma pecuária extensiva onde cria-se além de bovinos os ovinos. A pecuária intensiva no Sul é a segunda na produção de leite brasileiro. No Paraná, o principal é a criação de suínos, que é feita paralelamente ao cultivo do milho.

O extrativismo também é presente, como uma atividade complementar, e é largamente desenvolvido no extrativismo vegetal, animal e mineral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s