Distribuição de energia no Norte

Na região Norte, existem linhas de transmissão, como a Tramoeste, que leva a energia de Tucuruí, no rio Tocantins, até o oeste paraense. Em 1998, foi feita linha de 230 kV entre Tucuruí e Altamira (PA), mas a Tramoeste foi concluída em 1999.

No entanto, a distribuição de energia ainda é precária, e, por essa razão, a região é a que mais frequentemente sofre com apagões. A região Norte não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), e sim de um Sistema Isolado (ao qual, mesmo assim, Rondônia e Acre só conseguiram ser interligados em 2009 e, ainda assim, nem todos os municípios) o que justifica, em boa medida, a ocorrência de  mais problemas no fornecimento de energia. Pelo mapa a seguir, pode-se perceber a diferença de concentração de linhas de transmissão na região Norte, se comparada às demais regiões.

Se você quiser saber mais sobre os frequentes apagões no norte é só conferir essa matéria do Jornal Estadão http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,regiao-norte-e-lider-em-apagoes,63169,0.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s