Sul

Paraná

Capital: Curitiba

Área km2: 199.314,850

Número de municípios: 399

População estimada 2009: 10.686.247

Santa Catarina

Capital: Florianópolis

Área km2: 95.346,181

Número de municípios: 293

População estimada 2009: 6.118.7435

Rio Grande do Sul

Capital: Porto Alegre

Área km2: 281.748,538

Número de municípios: 496

População estimada 2009: 10.845.087

COLONIZAÇÃO

Antes da chegada dos colonizadores ao Brasil, a Região Sul, assim como todo o resto do país, era habitada por indígenas. Em 1626, padres jesuítas espanhóis fundaram missões para catequizar esses índios, os quais dedicavam-se à pecuária, agricultura, dentre outros ofícios.

Com a chegada dos bandeirantes paulistas, que atacavam e aprisionavam os índios das missões, os padres jesuítas e os indígenas fugiram, deixando o gado solto pelos campos. Logo interessando-se no comércio desse gado, os paulistas pouco a pouco se fixaram no litoral de Santa Catarina e Paraná, fundando as primeiras vilas da região.

Várias outras vilas foram fundadas com a expansão do comércio de gado. Houve também a fundação de grandes fazendas de criação de gado.

A população da região aumentou muito com a chegada de imigrantes europeus no século XIX. Os primeiros foram os açorianos, seguidos dos italianos e, principalmente, alemães. Os imigrantes fundaram colônias que se tornaram cidades importantes.

ASPECTOS FÍSICOS

PARANÁ

O estado do Paraná tem extensão territorial de 199.316,694 Km (2,34% do país) e 210.444.526 habitantes (dado do censo de 2010). Faz fronteira com São Paulo a Norte, a Noroeste com Mato Grosso do Sul, ao Sul com Santa Catarina, a Oeste com o Paraguai e a Sudoeste com a Argentina, além de ser banhado a Leste pelo Oceano Atlântico.

RELEVO

O relevo é diversificado, marcado por planaltos, depressões e baixadas. A Serra do Mar é o local onde são registrados os pontos mais elevados, principalmente o Pico do Paraná, com altitude de 1.922 metros.

CLIMA

O clima é subtropical. Ou seja, tem verões quentes e invernos frios, com temperatura media annual de 20 graus Celsius. A porção Norte do estado é cortada pelo Trópico de Capricórnio, o que determina que parte seja pertencente à Zona Climática Intertropical e parte à Zona CLimática Temperada do Sul

HIDROGRAFIA

A rede hidrográfica é formada, principalmente, pelos rios Iguaçu, Itararé, Ivaí, Paraná, Paranapanema, Piquiri, Tibaji.

VEGETAÇÃO

Os principais biomas são: mangues litorâneos, mata Atlântica, floresta tropical, mata de araucária e campos.

 

 

SANTA CATARINA

Santa Catarina é o menor estado da região Sul om 95.703.487 km2 (1,12% da area do Brasil). Faz fronteiras com o Paraná (ao Norte), com o Rio Grande do Sul (ao Sul) e com a Argentina (a Oeste), além de ser banhado a Leste pelo Oceano Atlântico

RELEVO

Seu relevo é marcado por planícies, planaltos  e depressão. O  Morro da Boa Vista, na Serra da Anta Gorda, é o ponto mais elevado, com 1.827 metros acima do nível do mar.

CLIMA

Assim como no Paraná, o clima é subtropical e as estações são bem definidas, ou seja possui verões quentes e invernos rigorosos, a ponto de algumas regiões registrarem temperaturas negativas e neve. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

VEGETAÇÃO

Santa Catarina engloba vários biomas, tendo como destaque a mata de araucária, campos, mata Atlântica, além de mangues litorâneos. Devido à expansão da area urbana a cobertura vegetal reduziu drasticamente e atualmente estão sendo desenvolvidas politicas de reflorestamento com o intuito de recuperar a vegetação.

HIDROGRAFIA

O estado tem cerca de 450 quilômetros de faixa litorânea e sua rede hidrográfica é formada por alguns rios passam pelas regiões do Atlântico Sul e Uruguai. Entre eles estão o Canoas, Chapecó, do Peixe, Itajaí-Açu, Itapocu, Tubarão, Pelotas, Peperi-Guaçu, Negro e Urugua

RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul é o estado mais extenso da região Sul, com area de 268.781,896 Km2. Faz fronteira com Santa Catarina, Argentina e Uruguai e seu território é banhado pelo Oceano Atlantico.

RELEVO E CLIMA

É semelhante aos dois demais estados da região. Tem clima temperado e predominância de planície litorânea, planaltos e depressões.

VEGETAÇÃO

Os principais biomas são os campos (pampas), matas de araucária, floresta tropical e mangues.

HIDROGRAFIA

A rede hidrográfica é composta, predominantemente, pelos rios Camaquã, dos Sinos, Jacuí, Jaguarão, Pelotas, Taquari, Uruguai.

ECONOMIA

A região Sul é a segunda região mais rica do Brasil. E uma grande exportadora nacional, com destaque para produtos agrícolas e agroindustriais. Tem um grande potencial na área industrial e de agricultura com tecnologia, e possui ainda um enorme potencial hidrelétrico, onde destaca-se a usina de Itaipu, no rio Paraná, uma das maiores usinas do mundo.

A economia da região sul baseou-se inicialmente na agricultura e no extrativismo vegetal em pequenas propriedades, porém com a chegada dos imigrantes europeus (principalmente alemães e italianos) iniciou-se a derrubada das florestas para a instalação das famílias e, inicialmente, para o cultivo de grãos para consumo familiar. Com o tempo os proprietários começaram a mecanização das pequenas propriedades, tendo uma parte que investiu na produção de suínos, gado leiteiro e frangos de corte.

A pecuária ocupa a maior área de terras da região sul, mas o que emprega o maior numero de trabalhadores é a agricultura.  Os campos da região, destacando-se o Pampa Gaúcho, mantém uma pecuária extensiva, cuja criação de gado bovino corresponde a 18% da bovinocultura nacional. Já a ovinocultura do sul é correspondente a 60% dos ovinos criados do Brasil.

A região sul possui grandes centros industriais, como os da área metropolitana de Porto Alegre e Curitiba. As industrias no sul se distribuem pelo território próximas às áreas produtoras de matéria prima, sendo assim os  laticínios e frigoríficos são presentes nas áreas de pecuária, as industrias madeireiras nas zonas de araucárias e etc.

A economia do Paraná é baseada na agricultura, na indústria e no extrativismo vegetal. E na região metropolitana de Curitiba, a capital paranaense, o segundo maior pólo automobilístico da América Latina, composto por empresas como Audi, Volkswagen, Renault, Volvo entre outras.

A economia de Santa Catarina é bastante diversificada. Suas principais atividades economicas são a agropecuária, a pesca, o extrativismo, a indústria e o turismo. O pib de santa catarina é o sexto maior do Brasil. O estado é o maior exportador  de frango e carne suína do paîs e é um grande exportador.

A economia do Rio Grande do Sul  é baseada na agropecuaria e na indústria. Há que ressaltar o surgimento de pólos tecnológicos importantes no Estado na década de 90 e no início do século XXI A agropecuária é uma atividade de fundamental importância para a economia estadual, pois é por meio dela que derivam vários segmentos da indústria e dos serviços.

 QUESTÕES SOCIAIS

A região Sul tem ótimos índices sociais relacionados a vários aspectos: possui o maior IDH do país (0,831) e o terceiro maior PIB per capita do país, 18.257,79 reais. A região sul também apresenta 94,8% da população alfabetizada.

Por outro lado, os problemas da região Sul são comuns a quase todo o país. A desigualdade, que embora não seja tão grande quanto a do Sudeste ou Nordeste, ainda está presente nas favelas que existem nos grandes centros urbanos e nas condições de hospitais e moradias. Outro problema mais característico da região sul é o clima subtropical, que traz graves problemas a agricultura (geadas) e as chuvas que trazem inundações, causando problemas na economia e para sociedade. Outro problema que afeta essa região é o fato de grande parte da população ainda empregar técnicas agrícolas e pecuárias primitivas, gerando um rendimento a baixo do ideal, porém a mecanização iria causar desemprego e consequentemente a migração para outros estados e o surgimento de boias frias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s